PRESSÃO SOCIAL E A SUA ACESSIBILIDADE
PRESSÃO SOCIAL E A SUA ACESSIBILIDADE
"Valorizemos a vida, o compromisso e a dedicação dos que assistentem através do social e aos profissionais de acessibilidade que venham construir um mundo mais justo e igualitário para todos". (Graciano Caseiro).
A realização pessoal e as conquistas costumam brilhar diante de nossos olhos, mas priorizá-las é um grande risco. Valorizar o que é passageiro não é uma característica do mundo atual.
Do que você realmente precisa?
A pressão social faz com que muitos foquem na realização de sonhos e prazeres momentâneos.
A pressão social mata pessoas todos os dias, seja no sentido literal ou não do verbo. Ela é o inimigo que não se vê, não possui presença física, mas manifesta-se nos pequenos olhares, no ensinamento que nos é dado, na vida de cada um.
A pressão social é um conjunto de pensamentos, crenças e atitudes que contribuem negativamente para condicionar um grupo de pessoas a agirem conforme a vontade da maioria ou classe dominante.
A grande questão é que tanto a pressão social quanto a ilusão das facilidades virtuais têm levado muitos a ficarem exclusivamente na realização dos próprios desejos e a sacrificarem seus princípios e valores pela felicidade imediata, mas momentânea.
Acessibilidade diz respeito à condição de possibilidade para a transposição dos entraves que representam as barreiras para a efetiva participação de pessoas nos vários âmbitos da vida social.
A acessibilidade traz diversos benefícios para a sociedade como um todo. Além de promover a inclusão social, ela também pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência, ao permitir que elas realizem atividades cotidianas com autonomia e segurança.
A Bíblia nos ensina a amar e servir ao próximo? “Sedes uns para com os outros benignos [e] misericordiosos.” “Porém o maior dentre vós será vosso servo.” “Assim como o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate por muitos.”
Essas escolhas não revelam apenas o desejo que existe no íntimo, mas também o que ela realmente valoriza. Assim, enquanto os olhos de muitos estão focados nas conquistas materiais, o que é eterno tem sido deixado de lado.
Graciano Caseiro
Relações Públicas
Associação Somar Para Diminuir
Comentários
Postar um comentário